Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

Como Atuamos

O CEBI e sua atuação: Os resultados

O CEBI no Brasil

Em 1998, pela primeira vez, realizamos uma pesquisa procurando quantificar mais profundamente os resultados da atuação do CEBI no Brasil. Nesse levantamento, constatamos que o CEBI está organizado em 25 estados brasileiros (em cada um, há uma coordenação). Através de 174 sub-regiões (em cada qual, existe uma coordenação), está presente em mais de 600 cidades. As atividades de formação bíblica dessas sub-regiões e seus respectivos estados atingiram diretamente mais de 80.000 pessoas (em grande parte, de lideranças populares).

O CEBI e os Movimentos Sociais

O CEBI e o trabalho com a Bíblia ajudaram a criar mais de 100 Movimentos Populares. O CEBI participa hoje ativamente na animação e assessoria de mais de 210 grupos e movimentos sociais.

Os resultados: Além de verificar uma série de benefícios mais subjetivos (pessoas tornaram-se mais conscientes e solidárias, entidades passaram a ser mais atuantes, etc.), os movimentos obtiveram melhorias concretas na educação, na saúde, no local de moradia, na alimentação, no local de trabalho, na renda, no transporte e na segurança, perfazendo um total pouco superior a 72.000 famílias beneficiadas (considerando-se 4 pessoas por família, quase 300.000 pessoas foram diretamente beneficiadas).

Observação: é verdade que muitos desses trabalhos não são de iniciativa exclusiva do CEBI e perpassam organizações e entidades pastorais, sendo realizados em parceria e colaboração com diversas igrejas. O que certamente ocorre é que a metodologia de trabalho e a leitura bíblica que animam, reforçam e ,muitas vezes, orientam essas experiências, chegam às pessoas e organismos através do CEBI.

O CEBI, a Bíblia e a Participação Popular

Aproximadamente 700 pessoas ligadas ao CEBI participam de instituições dos governos municipais, como, por exemplo, Conselhos Municipais de Educação, de Saúde, da Criança e do Adolescente e de Ação Social. 3.2. Em mais ou menos 25% dos municípios onde existem grupos do CEBI, pessoas do CEBI participam dos Conselhos de Orçamento Municipal, Conselhos de Desenvolvimento Municipal, Conselhos de Geração de Emprego e Renda.

O CEBI, a Bíblia e a política partidária

Das 174 Sub-Regiões do CEBI existentes no Brasil, 76 participaram de campanhas eleitorais. Isso representa aproximadamente 44% delas. 58 pessoas ligadas ao CEBI já foram candidatas a cargos públicos. Das 76 Sub-Regiões que participaram em campanhas eleitorais, 38 afirmaram que constituíram grupos ecumênicos de apoio a candidatos/as.

A Bíblia e a Economia Popular

Quando perguntados sobre sua ligação com Economia Popular, os grupos mostraram conhecer e estar envolvidos em muitas experiências concretas nas seguintes áreas: artesanato, produção coletiva de alimentos, associações de produção, produção cultural, cooperativas de compra e venda, produção de utilidades, etc. Essas iniciativas, no campo da economia popular, impulsionadas pela Bíblia e pelo CEBI, envolveram aproximadamente 3.500 famílias.

Considerando as respostas obtidas e fazendo uma projeção para todo o CEBI, podemos afirmar que, através do trabalho bíblico , foram beneficiadas, em todo o país, cerca de 7.000 famílias (aproximadamente 28.000 pessoas) no campo da economia popular.

Considerações a respeito da pesquisa

Evidentemente que uma pesquisa com esse nível de informalidade, somadas as marcantes diferenças que existem entre as várias regiões do Brasil e, conseqüentemente, também se manifestam dentro do CEBI, conterá uma certa margem de erro. Mas, mesmo assim, nós consideramos esses resultados muito expressivos. Esse levantamento, porém, não é para nós somente motivo de admiração e comemoração. Todas essas áreas, que cobrem apenas uma parte da ação do CEBI na sociedade, apresentam-nos ainda muitos desafios.

Nosso compromisso com o Deus da Vida, leva-nos a seguir aprofundando e melhorando nossa forma de trabalhar, nossa metodologia de leitura bíblica e a nossa busca por temas sempre mais essenciais à vida do povo. Do mesmo modo, todas as nossas inserções, parcerias e relações, seja com as igrejas e com os movimentos sociais, seja com os partidos políticos e com as iniciativas de economia alternativa, precisam ser sempre reavaliadas, para que possamos, dentro delas, acolher a Palavra de Deus, perceber a presença de Jesus Ressuscitado e sentir o sopro de Vida de seu Espírito. Tudo nos diz que ainda há muito por fazer.