Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

CEBI-PE Diversidade ecumênica marca encontro de Formação em Leitura Popular

CEBI-PE Diversidade ecumênica marca encontro de Formação em Leitura Popular
10 de maio de 2017 Centro de Estudos Bíblicos
Nos dias 29, 30 de abril e 01 de maio de 2017, o CEBI Pernambuco promoveu,  em Caruaru, a primeira etapa do Curso de Formação de Assessores/as em Leitura Popular da Bíblia.

Neste primeiro módulo, estudamos exegese e metodologia da leitura popular da Bíblia, com facilitação de Sebastião Armando Gameleira e Ulisses Willy. O curso de formação conta com quatro módulos.

Éramos 31 cursistas, membros das igrejas Metodista, Anglicana, Batista, Católica Romana e Congregacional do Brasil; além de pessoas de tradições evangélica e católicas que não se identificam mais com a instituição/igreja e de uma espírita.

Fizemos um exercício exegético e metodológico, vivenciamos uma experiência ecumênica, participativa e desafiadora em nossa diversidade e pluralidade cristã. O curso ainda prevê outras três etapas onde abordaremos as temáticas de gênero, justiça socioambiental e cidadania política a se realizar até 2018.

Seguem dois relatos de participantes:

Durante esta primeira aproximação, estudamos sobre “Exegese e Metodologia em Leitura Popular da Bíblia”. No decurso desses dias senti-me profundamente tocado pela singeleza e profundidade do modo com o qual  estudávamos a Bíblia. Os textos bíblicos, antes obsoletos, ganhavam vida à medida que nós nos enxergávamos neles. Durante a noite, quando eu reclinava a cabeça para dormir, já me vinha o forte desejo de ver o sol nascer outra vez para que, novamente, pudéssemos ler a Bíblia. Cada leitura permitia-me passar por sucessivas experiências de libertação; cada passo, mais um olhar para a matizada face de Deus; cada paginar, um caminhar por entre as histórias bíblicas que, na verdade, eram também as nossas histórias.
Kinno Alves Cerqueira

Aos poucos fomos chegando de perto, de longe, e nos conhecendo uns aos outros fazendo assim, novas amizades, revendo as antigas, fortalecendo vínculos, partilhando a fé e a vida. Aqui estivemos todos reunidos e reunidas em torno da Palavra. Foram dias memoráveis. Durante o tempo que estivemos juntos partilharmos a vida, nossas histórias de vida, a vida de nossas comunidades e nossas percepções de leitura da realidade atual. Foi um momento de crescimento. Como aconteceu aos discípulos de Emaús (Lc 24,32) nossos corações ardiam e nossos olhos se abriam à luz da Palavra, e pouco a pouco fomos desvelando com senso critico e olhar de fé amorosa como Filipe com o Eunuco (At 8,30-37), a realidade que estamos inseridos, reconhecendo que é preciso dar passos na compreensão, aprendizado e exercício da Leitura Popular da Bíblia, sobretudo com nossas comunidades para que outros também bebam desse poço salutar.
Sebastião Santana da Silva (Sebastião Catequista)

Por fim, nossos agradecimentos a toda a equipe do CEBI Pernambuco que incansavelmente fomenta a LPB em nossas igrejas e comunidades, bem como nossos sinceros agradecimentos à Missão Franciscana que colaborou financeiramente com este curso e possibilitou que mais pessoas tivessem acesso à uma leitura libertadora da Bíblia.

Fonte: Texto enviado por José Josélio da Silva, Coordenação do CEBI Pernambuco.