Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

CEBI-MT: Ecumenismo e Dimensão Sociopolítica serão as prioridades do próximo biênio

CEBI-MT: Ecumenismo e Dimensão Sociopolítica serão as prioridades do próximo biênio
11 de outubro de 2017 Centro de Estudos Bíblicos
Como enfrentar os “esquemas deste mundo” e não nos conformarmos a eles?
Que alternativas temos?

Ter como referência ética a experiência da Partilha dos pães (Mc 6,) ou inspirar-se na Mulher Samaritana(Jo 4), que quebrou todos os esquemas, são caminhos para alimentar a esperança.

Estas foram algumas das reflexões do CEBI-MT, que esteve reunido em assembleia nos dias 07 e 08 de outubro de 2017, em Cuiabá, para tratar das novas diretrizes e planejamentos a seguir. O grupo contou com a contribuição de Edmilson Schinelo, Secretário de Articulação do CEBI Nacional, que facilitou o caminhar das discussões. Partindo do resgate da memória, fizeram-se as projeções para o biênio 2018-2019.

Metas

Foram definidas como prioridades para os próximos dois anos:

  • o Ecumenismo, como forma de ampliação do diálogo entre as igrejas (em contexto de 500 anos da Reforma), com os movimentos sociais, a superação de intolerâncias, em especial contra o povo negro e contra o povo indígena;
  • e a Dimensão Sociopolítica, uma vez que o CEBI deve seguir ajudando a construir uma sociedade diferente, em diálogo com os movimentos sociais, incluindo a situação das juventudes, a urbana e a rural.

A Coordenação Estadual passou a ser organizada a partir do trabalho de dois articuladores estaduais, Alvani e Mário Marcio, apoiados por um colegiado formado por uma pessoa de cada sub-região:

  • a Baixada Cuiabana definirá o nome em 21/10/2017;
  • Rondonópolis será representada pela Luciene;
  • e Alta Floresta ainda está em processo de articulação.

A assembleia também estabeleceu como meta fazer com que o CEBI se faça presente em Salto do Céu, Tangará da Serra, Juína, Acorizal, Primavera do Leste. Estas localidades vêm solicitando apoio para atividades de Leitura libertadora Bíblia.

Representantes

A representação do CEBI-MT na equipe de coordenação da Região Centro-Oeste será feita pela Elizabeth e pelo Alvani.

Diante de um mundo que nos desafia, em meio a tantas injustiças e situações de morte, precisamos nos reencantar para seguirmos na Esperança e ajudar a transformar vidas e realidades através da Leitura Popular da Bíblia.

Fonte: Texto de Alex, Cuiabá/MT.