Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

CEBI-GO: Educação Popular é tema de encontro em Goiânia

CEBI-GO: Educação Popular é tema de encontro em Goiânia
16 de abril de 2018 Centro de Estudos Bíblicos

Nos dias 14 e 15 de abril, o Centro Cultural Caravídeo em Goiânia, acolheu novamente a primeira e segunda turma do Curso de Educação Popular e Metodologia do Trabalho com Adolescentes e Crianças. Esse foi o 3º módulo e teve como temática Educação e Educação Popular.

Pela caminhada feita com os cursos anteriores, percebe-se que este módulo costuma ser muito polêmico, pois nele se reflete sobre conscientização crítica, a partir de Paulo Freire e outras pensadoras, bem como sobre jargões do tipo “Lugar de Criança é na Escola”. Tendo como base as contribuições teóricas de Ivan Illich, pensador austríaco que critica a sociedade industrial e as instituições da cultura moderna, entre elas, a Escola. Illich nos provoca a conceber uma sociedade descolarizada e a criar novas relações que sejam fontes de Educação (Teia Educacional).

Confira na íntegra as impressões de algumas pessoas que participaram do encontro:

“Como sempre foi de muito aprendizado. A dinâmica do encontro acrescenta muito; os temas trazem novos olhares, a gente vai além do nosso mundinho. As trocas de experiências são importantes. As brincadeiras são muito boas, porque interagem as pessoas do grupo; elas ficam mais à vontade. As brincadeiras quebram o gelo, trazem descontração” (Giselle).

“Eu gostei bastante. Tô conseguindo compreender o que é Educação Popular, a metodologia da Educação Popular que pretende romper com realidades opressoras” (Rúbia).

“Contribuiu muito, ampliou o conhecimento. Têm assuntos polêmicos e complexos que nos faz perceber que às vezes não vemos o quanto estamos sendo dominados” (Mariusa).

“Eu me senti atropelada e percebi como nosso conhecimento é míope. Foi um dia de grande aprendizagem” (Julianna).

No momento da avaliação, algumas pessoas partilharam:

“Enriqueceu mais nosso conhecimento. Foi muito positiva a parte da conscientização crítica em Paulo Freire.”

“Houve desconstrução de conhecimento e a construção de um conhecimento pautado nos valores, no ser humano.”

“Foi um choque, mas um choque que convida a parar para repensar a educação, a não desistir da luta por uma educação melhor.”

Parceria CEBI e MAC

O Curso é realizado pelo Movimento de Adolescentes e Crianças (MAC), em parceria com o Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Centro Cultural Caravídeo e a Congregação de Nossa Senhora – Conêgas de Santo Agostinho (CNS-CSA).

Os módulos contaram com a participação de 56 pessoas. Entre estas, 51 mulheres e 5 homens. Do total, 11 jovens e 2 crianças.
Registra-se que na sala ao lado do Curso de Educação Popular acontecia, simultaneamente, o Seminário de Conjuntura Sociopolítica, realizado pelo Cebi Goiás e assessorado pela Tea Frigerio, do Cebi Pará.

Foi um fim de semana intenso de formação na perspectiva da Educação Popular!

Texto e fotos de Janaína, Klaus e Múria, 15/04/2018.