Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

CEBI-PA: Ivone Gebara lança livro em Belém

CEBI-PA: Ivone Gebara lança livro em Belém
5 de junho de 2018 CEBI Comunicação

via Instituto Ramagem*

No dia 1º de junho de 2018, realizou-se na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Belém, uma palestra com a a teóloga feminista Ivone Gebara.

O encontro serviu como lançamento de seu livro intitulado “Mulheres, Religião e Poder: Ensaios Feministas”. O evento foi uma parceria entre o Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e Coordenação do Curso de Ciências da Religião da Universidade do

Estado do Pará (UEPA).

Fala de Ivone Gebara durante o lançamento do livro:

“… convicções e temperos feministas, apesar de seu sabor e inegável importância para muitas pessoas, não são apreciados nos lugares de poder político e religioso da grande maioria dos países latino-americanos.

Sem dúvida, as pessoas se sustentam nas convicções temperadas por muitos condimentos curtidos ao longo de séculos e culturas. Os temperos são múltiplos e variados e seguem das necessidades dos diferentes contextos históricos.

Há um tempero contemporâneo chamado feminismo, o qual, preparado por mulheres de certa estirpe, na maioria das vezes é rejeitado nos cardápios dos principais lugares de dominação masculina e muito especialmente nos espaços religiosos do cristianismo. O condimento feminista é forte, uma mistura de azedume de ardência picante, além de doçura.”

Publicado por Instituto Ramagem.