Bem-vindo ao CEBI! (51) 3568-2560 | [email protected]

CEBI contribui em formação da Igreja Anglicana (IEAB)

CEBI contribui em formação da Igreja Anglicana (IEAB)
3 de novembro de 2018 Centro de Estudos Bíblicos
Integrantes do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI) contribuíram, neste início de novembro, com o encontro de formação, convivência e estudo realizado por três dioceses (Amazônica, de Brasília e de Recife) e pelo Distrito Missionário de RO, MT e MS da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB.

O encontro de partilha ministerial da chamada Área III da IEAB, teve como tema “Vivendo o chamado de Cristo no mundo em transformação”.

O texto bíblico motivador foi o capítulo 12 da Carta aos Romanos: “Não vos conformeis com este mundo” (Rm 12:2).

Levando em conta os desafios que se apresentam ao país em tempos de ampliação do fascismo, as pessoas participantes buscaram forças para enfrentar a “roda vida” que quer travar nossas danças, como cantou Chico Buarque. Na celebração de abertura, foi esse o canto que embalou os corações, ainda machucados pelos resultados do fraudulento processo eleitoral:

“Tem dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu…
A gente estancou de repente ou foi o mundo então que cresceu?
A gente quer ter voz ativa, no nosso destino mandar,
Mas eis que chega a roda-viva e carrega o destino pra lá…”

CEBI presente na Assessoria

Paulo Ueti (CEBI-DF e IEAB) e Edmilson Schinelo (CEBI-MS e ICAR) ajudaram na reflexão bíblica. E junto com Lucia Dal Pont (Direção Nacional do CEBI e coordenadora do CEA – Centro de Estudos Anglicanos), provocaram a conversa sobre

  • Missão e Desigualdade Social;
  • Missão, Raça, Gênero, Sexualidades; e
  • Missão e Ação Pastoral.

A partilha ministerial se concluiu com a celebração eucarística na Paróquia Anglicana da Inclusão. A paróquia é parceira do CEBI-MS e de movimentos sociais de Mato Grosso do Sul na defesa dos direitos de grupos empobrecidos, em especial dos povos indígenas.

Partilha de Edmilson Schinelo, biblista popular e assessor do CEBI.